quarta-feira, 16 de março de 2011

Você sabe a diferença entre os burocratas e os políticos?

Como é o primeiro post do blog, dedicarei a uma questão que considero fundamental por uma questão de cidadania, e também alvo de várias perguntas nas salas das faculdades. Dedicarei a gestão pública por ser, minha paixão, minha obra, minha vida. Desse modo, nenhum título me “assanha” tanto (salvo meus pensamentos) do que o bom conhecimento sobre a política pública, e por conseguinte, a política, sua profissionalização e as mudanças de paradigmas. Tô nem aí para o baixo alcance que terá este post, pelo contrário, me dou por satisfeito em oportunizar para apenas um leitor sequer.
  Você sabe a diferença entre os burocratas e os políticos?
 
Os políticos são aqueles atores cuja posição resulta de mandatos eletivos, ou sejam sua atuação é condicionada principalmente pelo cálculo eleitoral e pelo pertencimento a partidos políticos.

Exemplo: parlamentares, governadores, prefeitos e membros eleitos do executivo federal.
Os burocratas, por sua vez, devem a sua posição à ocupação de cargos que requerem conhecimento especializado e que se situam em um sistema de carreira pública.
 
Além disso, eles têm projetos políticos, que podem ser pessoais ou organizacionais (como a fidelidade à instituição, o crescimento da organização à qual pertencem, etc). Por isso, é comum haver disputas não apenas entre políticos e burocratas, mas também conflitos entre burocracias de diferentes setores do governo.

 Embora não possuam mandato, os burocratas geralmente possuem clientelas setoriais. Verdade é que  como se prestam a outros grupos não há diferença entre os políticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante e didático

Daniel disse...

Faço faculdade de Administração Pública na FGV e seu post me ajudou bastante. Obrigado